A Igreja Presbiteriana de Vila Linópolis teve início como ponto de pregação da Igreja Central de Sta. Barbara d’Oeste em 19 de abril de 1964, na casa dos irmãos Joaquim de Oliveira e Dona Jeanete, pastorado do Rev. João Feliciano Pires.
Na aula inaugural da EBD (Escola Bíblica Dominical), o Sr. Joel Mantovani e o seminarista na época, Elias Abrahão, deram aula para a classe dos adultos e a Sra. Deolinda Dias Marino e a jovem Gloria Eliza Pires deram aula para as crianças. Tivemos a presença de 16 pessoas do bairro e 30 pessoas da IP Central.
O trabalho rapidamente cresceu e, no ano seguinte, já não comportava mais o número de participantes na residência dos irmãos, então a igreja central alugou um espaço na Rua Olívio Saes, 85 e, no dia 16 maio de 1965, nesse novo endereço, a primeira aula foi dada ainda sob a direção do Rev. João. Logo esse espaço também ficou pequeno e compramos um terreno maior, no mesmo local que hoje temos nosso templo, mas de frente à rua Duque de Caxias, que foi inaugurado em 1967. Cerca de 60 pessoas frequentavam os cultos aos domingos, às 18h, e às quartas, estudos Bíblicos às 19h30min. Tivemos um grande apoio dos presbíteros Sinésio de Lima Franco, Sr. Jose Augusto, Elias Soares, Delfino Lopes Ribeiro e da Sra. Deise Franco Ramires junto às crianças, além dos residentes do bairro, destacando-se o casal Benedito Pinto e Dona Carolina, que foram muito eficazes no crescimento da EBD e dos cultos.
Em 1970 tínhamos cerca de 90 alunos na EBD e uma presença regular nos cultos. Pelo incentivo pastor da IP Central, Rev. Silas Denuncy, construímos um templo no terreno adquirido. O culto de lançamento da pedra fundamental foi realizado às 15hs, no dia 02/08/70, com a presença do Rev. Silas, Rev. Antônio Lemos de Oliveira, presidente do presbitério de Campinas, do qual fazíamos parte na época, Sr. Antônio Pereira Cabral, pastor da Igreja Pentecostal A Família de Jesus, Rev. Natanael de Almeida Leitão, da IP Campinas, o coral da IP Central, além de muitos outros membros da IP Central e moradores que já faziam parte deste ponto de pregação. Colocaram os seguintes documentos, juntos com a pedra fundamental, no solo onde seria erguido o templo: uma Bíblia doada pela igreja central; uma Bíblia doada pela família do Sr. Milbur Martins; um exemplar do dia dos jornais da cidade “O Correio Barbarense”, “Edição Barbarense”, “Jornal d’Oeste”, jornal “Folha de São Paulo”, “Jornal Ultimato”; Boletim e revista da escola dominical da IP Central e cópia da presente Ata. O templo é o que temos hoje, mas não tínhamos banco, no lugar tínhamos cadeira individuais ligadas em grupo de seis cadeiras por uma ripa.
A construção teve início em 1971 e foi concluída em abril de 1972, com o culto de inauguração às 15h no dia 09 abril, dirigido pelo Rev. Silas, Rev. Silas de Campos, presidente do presbitério de Campinas e vários representantes de outras denominações, tendo a fita simbólica cortada pelo Presb. Joaquim Alves de Oliveira, que cedeu sua casa para início desse trabalho.
Em 1974 o ponto de pregação foi transformado em Congregação da IP Central de Sta. Bárbara. O crescimento era muito grande e chegou-se perto de 150 alunos na EBD. A primeira mesa administrativa da congregação da Igreja contou com os senhores Benedito Pinto, Delfino Lopes Ribeiro e Dirceu Dias Marino.
No dia 21 de Março de 1976, a Congregação Presbiteriana de Vila Linópolis foi transformada em Congregação Presbiterial, que permaneceu assim até o dia 26/07/1981, onde foi organizada em igreja. Nessa organização, os primeiros 4 presbíteros eleitos foram os senhores Barnabé Lopes Ribeiro, Dirceu Marino, Jose Maria Inácio de Campos e Levi Monteiro, a junta diaconal os senhores Arthur Fernandes, Delfino Lopes Ribeiro, Euler Batista Pereira e Jose Luís Gomes da Silva (Zelo) e o Rev. Nodan Emerich como primeiro pastor dessa Igreja.
40 anos depois, louvamos a Deus, pois, com Tua graça e misericórdia, nos permitiu chegar até aqui; agradecemos a Deus pela oportunidade de servir ao Reino nessa localidade; somos gratos pela vida de cada irmão que contribuiu e que tem contribuído para a história dessa igreja. Nossa oração é que, dia após dia, possamos ser capacitados pelo seu Santo Espírito para levarmos as boas-novas do Evangelho, crescendo sempre em intimidade com Deus Pai.